• caleduscopio.contato@gmail.com

Stellarium

Stellarium é um software de planetário free open source, ou seja, ele é um programa aberto para todos usarem e é grátis. Foi o fruto do esforço de diversos pesquisadores de diferentes nacionalidades e está sempre em desenvolvimento, melhorando ao longa de suas versões.

Ele calcula as posições da lua, do sol, das estrelas e dos planetas e através disso, é possível observar o céu de diversas localidades e em diferentes datas. Também possui ferramentas para se observar as constelações de diversas culturas e simular eventos astronômicos, como eclipses, chuva de meteoros e passagem de cometas. Stellarium é uma plataforma que pode ser usada para diversos fins, seja dentro da escola ou como lazer. Para astrônomos amadores, há um recurso que simula a visão dos astros de diferentes telescópios, possibilitando a escolha de qual instrumento poderia ser o melhor para observar um certo fenômeno, como por exemplo um eclipse.

Atualmente ele já foi usado por astrônomos amadores para descreverem regiões do céu em artigos e revistas e é usado em algumas projeções de planetários e museus!

Ele possui aplicativo para computados (Mac, Windows, Linux), para celular (Android e iOS), além da versão para web.  E, através de grupos de discussão (GitHub e Google Groups), é possível colaborar com códigos e discussões que podem ser usados para observar para diferentes fenômenos.

A única coisa ruim é que como a tradução para outras línguas é feito por voluntários, ainda não há uma boa tradução para o português.

Mas agora vamos para os sites e funcionalidades do programa!

O site

É possível acessar o site através do link https://stellarium.org.

Ao entrar no site, ele estará em inglês. No canto superior direito, identificado pela seta azul, é possível trocar a língua. Ainda na parte de cima do site se encontram vários ícones. Na caixinha vermelha, estão localizados os links para baixar os aplicativos para cada sistema operacional. Nas duas caixinhas amarelas se encontram os links para a versão do aplicativo para a web. E na caixinha verde está o link para baixar o manual do aplicativo, porém este só tem em inglês.

Pela tradução ser feita por voluntários, a tradução para português não está completa, então tem algumas palavras que não estão traduzidas.

Para acessar o fórum de discussão no GitHub é só clicar em “discussions” e para o Fórum de discussão Groups Google, “lista de discussão”, sendo que a maioria das discussões em ambos está em inglês. Além disso, o site possui páginas de códigos extras com
fenômenos diferentes para serem rodados ou alguns acessórios complementares para o aplicativo.

Os Recursos

Aqui irei descrever alguns recursos básicos disponíveis pelo programa.

Todas as versões (celular, web e computador) possuem as mesmas funcionalidades básicas:

  • Alterar data, hora e localização
  • Procurar por objetos específicos
  • Obter do objeto de observação:
    • Nomes
    • Magnitude
    • Distância
    • Coordenadas azimutais e equatoriais
    • Descrição da página da Wikipédia
  • Opção de tirar/colocar:
    • Linhas de constelações
    • Desenhos de constelações
    • Linhas equatoriais
    • Influência da atmosfera
    • A “Terra”
    • Modo noturno
    • Visualização de objetos do céu profundo

 

A Versão para o celular

O aplicativo de celular é o que menos possui funcionalidades. Ele tem uma versão paga com teste grátis de 30 dias, após esse período ele custa R$ 2,99/mês ou por R$ 29,99 pagando uma vez (preços em 01.03.2022). Isso libera recursos como obter o calendário de eventos, tirar/colocar linhas azimutais e alterar os instrumentos de observação dos objetos celestes. O aplicativo é bem intuitivo e a maioria das funcionalidades e ícones possuem uma descrição.

Como o aplicativo funciona?

A tela inicial possui 4 ícones principais (indicados pelas setas coloridas). A partir deles é possível acessar as principais funções. No canto superior direito (indicado pela seta roxa) tem uma lupa. Ao clicar nela, é possível pesquisar os objetos celestes por nome, tipo e pelos seus favoritos.

No canto inferior direito (indicado pela seta verde) há um relógio com o horário local. Ao clicar nele é possível alterar coisas como passar os dias, voltar ao tempo atual e mudar a hora baseado na quantidade de luz solar. Arrastando essa janela para cima é possível alterar diretamente data e hora, além de aumentar e diminuir a velocidade da passagem de tempo.

No canto superior esquerdo é possível abrir o menu clicando nos três tracinhos (indicado pela seta laranja). A partir dele é possível acessar algumas funcionalidades grátis, como mudar as constelações em “Culturas do Céu” e alterar o local de observação.

No canto inferior esquerdo se encontra um ícone de menu de acesso rápido. Nele se encontram 6 ícones com legendas. Clicando em cada um, é possível ativar e desativar os efeitos. Segurando o dedo em cada ícone, pode-se alterar algumas configurações de cada um.

No ícone central na parte de baixo há uma bússola – se a sincronização com o celular estiver ativada, o aplicativo aponta para onde o celular estiver direcionado.

Qual a vantagem percebida do aplicativo? Ele foi feito para celular, então é mais prático.

Quais as desvantagens? Possibilidade de acessar o site pelo celular, que possui mais funcionalidades, mas não funciona tão bem, e não possui a mesma quantidade de recursos que o aplicativo de computador.

A Versão para Web

A versão para a web é bem parecida com a de celular, porém não tem versão paga e possui alguns recursos a mais que a versão grátis do aplicativo de celular. Também dá para fazer uma conta para salvar e acessar as observações pessoais.

Ao acessar o site pela primeira vez, ele vai pedir permissão para acessar a localização. Se você permitir, ele usará a sua localização no site. Há mais variedades de ícones embaixo e é possível ativá-los/desativá-los clicando em cada um. Deixando o mouse em cima de cada um, aparecerá uma legenda com a funcionalidade de cada um.

A localização e a data/hora se encontram embaixo, a primeira no canto esquerdo e a segunda no canto direito, sendo possível alterá-las clicando em cada um.

Na aba esquerda (indicado com a seta verde) há a opção de saber em quais horários é possível observar os planetas visíveis a olho nu. Em cima, no meio, há uma aba para pesquisa e no canto superior direito (indicado pela seta azul), pode-se acessar uma aba de observação. O diário de observação se encontra nessa aba, bem como o calendário de eventos (indicado pela seta vermelha).

 

É possível retirar e colocar a aba esquerda, clicando nas três linhas (indicadas pela seta laranja) encontradas no canto superior esquerdo.

O aplicativo para o computador

O aplicativo para o computador é o mais completo e o com mais recursos. 100% gratuito, ele tem disponíveis diversas ferramentas, além das já mencionadas. Ele possui muitos recursos, incluindo realizar cálculos e salvar observações. Por ser um pouco mais complicado de usar, iremos falar rapidamente de como usar algumas delas, como navegar pelo app e acrescentar como usar alguns outros recursos através de vídeos e postagens futuras.

O aplicativo abre já em tela cheia. É possível passar o mouse no canto inferior e lateral esquerdo (indicado pelas duas setas azuis). O menu inferior é o menu rápido e, ao colocar o ponteiro por cima dos ícones, aparece, na área indicada pelo retângulo vermelho, uma legenda com uma breve descrição de cada um. Nas abas de baixo pode-se desativar e ativar algumas das ferramentas que também estão presentes nas outras versões.

No canto superior direito (indicado pela seta verde) está o local para alterar as ferramentas de observação do objeto selecionado. Porém, há mais opções e clicando em alguns ícones na aba esquerda, algumas janelas são abertas para alterar as configurações dos ícones correspondentes.

Qual versão é a melhor?

Bem, depende muito do objetivo do uso. O aplicativo de computador é o mais completo, porém é o mais complexo de usar. O aplicativo de web e de celular são mais intuitivos, porém contêm menos recursos. E o de celular é pago, mas é o mais prático de todos, por estar sempre no seu bolso. Então vai depender para que e porque vai querer usar o aplicativo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *